segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Se joga no cinema: Up - Altas aventuras

A maior estreia do fim de semana na minha opiniao, a mais nova animação da Pixar encanta a família toda. Nao que isso seja uma novidade à mais renomada produtora do genero da atualidade, porém mesmo comparativamente aos geniais "Procurando Nemo" e "Wall-e", o longa Up se destaca.

A história retrata o sonho de um senhor de idade, Karl, em levar a sua casa a um paraiso tropical na America do Sul. No caminho, ele nota que tem companhia: o escoteiro Russell. As desventuras destes parceiros de viagem, aparentemente tao díspares, sao o cerne deste filme.

Repleto de açao e diversao, o filme nao te deixa desgrudar da tela. Assistir em 3d, se disponivel, vale muito a pena: os efeitos de profundidade tornam a producao, que por si so beira a perfeicao, ainda mais realista. Tambem cativante é a trilha, muito bem desenhada para o filme. Porém, o que mais encanta é o perfil dos personagens: diferentemente da maior parte das animacoes, neste filme os personagens sao bastante profundos e encantadores. Sem dificuldades exageradas de meandros típicos do cinema europeu (o que comprometeria a diversao e entediaria a audiencia mais jovem), Russell e Karl se envolvem entre si e sao totalmente justificados. Abstraindo-se pequenas inconsistencias, o roteiro tem um desenvolvimento primoroso (lembrem-se que falamos de uma animacao...). Relacionamentos pessoais (especialmente familiares) sao o destaque, especialmente pela leveza e destreza com que se trata do assunto.

Este é um filme inserido em seu tempo, totalmente atual e cosmopolita, e que ainda gera gargalhadas espalhafatosas com coisas simples (como a voz alterada do cao alfa - que por si só vale o ingresso) e pode mexer com os coracoes mais moles.

Ah, e um detalhe interessante: filmes dublados sao meu calvario, e fujo deles sempre que posso. Desta vez, a preferencia pela terceira dimensao nao me deixou outra alternativa, escolha que nao me entristeceu em NADA! Chico Anisio está irresistivel, e o filme nao perde qualidade ou ritmo pela dublagem. Podem se jogar sem medo na versao verde-e-amarela!

____________________________________________

Luxo: producao primorosa e roteiro belissimo da sempre surpreendente Pixar.

Lixo: pequenas inconsistencias da historia, mas que nao chegam a incomodar.

Balanço geral: Se joga na melhor animaçao do ano!
____________________________________________

Segue o trailer!


E ai, o que acharam do filme?
Comentem, galera!
Ah, e vale a pena conferir o hot site do filme!
http://www.disney.com.br/cinema/up/
Tem jogos, detalhes, etc...

Um comentário:

  1. ai to curiosa pra ver agora
    uma vibe do padre baloeiro sahaushduahdsahduas saudadesssssssssss
    certeza q vou ver, amo as animacoes da pixar!!!
    bjos, lindo!

    ResponderExcluir